segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

#Não tudo mas algumas coisas sobre a constipação

Descongestionantes até 3 dias

Os vapores ajudam a aliviar o nariz entupido. O método tradicional de debruçar-se num alguidar com água a ferver e uma toalha a tapar não é recomendado, devido ao risco de queimaduras. Prefira os vapores de um duche quente e limpe com soro fisiológico ou água do mar esterilizada.

Limão e mel para a garganta

Tal como a tosse, as dores de garganta resultam da inflamação na laringe e faringe. Não existindo outros sinais, como pus, gânglios inchados ou dor ao engolir, o problema passará sem tratamento. Gargarejar com água salgada pode aliviar o incómodo: dissolva meia colher de chá com sal num copo de água morna e use várias vezes por dia. Beber uma infusão quente com mel e limão também ajuda. Os anestésicos, como a benzocaína, permitem um alívio temporário, mas ficam mais caros e não servem para as crianças.

Paracetamol para a febre

O paracetamol é o medicamento mais indicado para a maioria dos que têm febre durante a constipação. As crianças e as grávidas podem tomá-lo, desde que respeitem a dose indicada no folheto informativo. Em excesso, pode causar danos no fígado e, em casos extremos, a morte. Não deve ser administrado a quem sofre de doença hepática grave, como insuficiência.
Pode também usar anti-inflamatórios, como ibuprofeno e ácido acetilsalicílico. O primeiro tem uma ação mais duradoura do que o paracetamol (6 horas, em vez de 4), mas não deve ser usado em bebés com menos de 3 meses. Em quantidade excessiva, pode originar problemas no estômago e nos intestinos.

Sintomas incómodos e contágio fácil

O mal-estar localiza-se sobretudo na zona do nariz e da garganta. Com a inflamação destes, aumenta a produção de muco, surge o corrimento e a congestão nasal, acompanhada de espirros. Estas secreções podem irritar a faringe e provocar dor de garganta e tosse.
Ao tossir, espirrar ou falar, libertam-se gotículas contaminadas. Se alguém as inalar, muito provavelmente, ficará infetado. Por isso, é fundamental cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel sempre que espirrar ou tossir. Em seguida, deite-o no lixo e lave as mãos. Se não puder usar um lenço, recorra ao antebraço, não à mão.
O contágio também pode ser indireto. Ao espirrar, por exemplo, o vírus é transferido para um telefone, uma maçaneta ou um teclado, onde sobreviverá até 3 horas.
Lavar as mãos amiúde, com água e sabão, ajuda a prevenir o contágio. Se possível, evite contacto próximo com doentes e não partilhe objectos, como toalhas, talheres, copos e brinquedos.

2 comentários:

  1. Adorei as tuas dicas, acho que vou segui-las que bem preciso :)


    R : Muito obrigada , a minha avó vai hoje passar para as enfermarias :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu já faço! olha que dá resultado! :D consigo sempre safar-me de tomar medicamentos :)

      Ainda bem que ela já vai para a enfermaria, quer dizer que já está mais resistente! :) continuação de melhoras catarina!

      beijinhos

      Eliminar