sábado, 31 de outubro de 2015

Carne processada!


O que realmente são os perigosos 50 gramas de carne processada

É o assunto do momento e são cada vez mais as informações relativas ao recente alerta da Organização Mundial da Saúde, que declarou a carne processada como cancerígena.

O recente estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que apenas 50 gramas de carne processada conseguem aumentar o risco de cancro em 18%.

Por carne processada, entenda-se toda a que foi industrialmente modificada, como as salsichas, o presunto, o bacon, o chourição, o salpicão, o fiambre, as almondegas, os hambúrgueres, etc.
Para deixar o alerta da OMS mais claro, Tim Key, professor do Cancer Research UK, decidiu fotografar o verdadeiro aspeto dos 50 gramas em causa, mostrando que é preciso muito pouco para ultrapassar essa quantidade.
Assim sendo, diz o docente, 50 gramas de carne processada são: 1,7 almondegas, duas fatias de fiambre fumado, 10 fatias de chourição, 1,5 fatias de presunto e meia salsicha alemã.
À exceção do chourição, é possível ver como é fácil ultrapassar a quantidade de risco. Contudo, o médico salienta que não é necessário as pessoas alarmarem-se.
Embora a carne processada esteja no Grupo 1 dos agentes cancerígenos, é possível reverter os seus malefícios com uma alimentação variada e equilibrada, e que conte com uma redução deste tipo de produtos e ainda da carne vermelha. 

3 comentários:

  1. É sempre bom estarmos informados sobre estas questões, até porque nós somos aquilo que comemos. Mas se fizermos a tal alimentação variada não precisamos de entrar em parafuso, agora se só consumíssemos estes alimentos aí sim era razão para ficarmos alarmados.

    r: Fico contente por teres gostado :)

    ResponderEliminar
  2. Não sei se irei mudar os meus hábitos de consumo. Estava a ler a lista dos produtos e a ficar cheio de fome...

    ResponderEliminar